quinta-feira, junho 26, 2014

Padrão FIFA, só que não.

Depois de muito me irritar, resolvi falar.  Pode não adiantar nada, mas pelo menos eu desabafo.

Não faz muito tempo, comecei a utilizar transporte público novamente.  Não, não foi por vontade minha, mas prefiro pegar um ônibus de ida e um de volta do que pagar o preço de estacionamento do Shopping Downtown (isso é outro assunto, vamos debater depois).

A distância que percorro é bem pequena, coisa de 4 pontos de ônibus do local onde deixo meu carro (isento flanelinhas e afins) até a porta do Downtown.

A canseira começa logo que chego ao ponto, pois muitos motoristas quando não passam pela pista do meio (que sim, é proibido) te deixam plantado no ponto de ônibus e passam direto (o que deve ser divertido pra eles imagino) te obrigando a tentar um próximo que pode ser demorado.

1746, tente a sorte.
Nas primeiras vezes, ao me irritar muito tentei reclamar no 1746, que não funciona.

Tentei reclamar sobre ficar plantado no ponto, nada aconteceu.

Uma outra vez, tentei reclamar de um semáforo que não estava funcionando na Avenida das Américas e o risco de acidentes estava altíssímo.

Depois de esperar alguns minutos e ser transferido de um lado para o outro, a senhorita do outro lado da linha me deu prazo de 24 HORAS para verificação.  Ou seja, oração era mais efetivo que o serviço.

Identificar o ônibus não faz muita diferença.
Em outras vezes, tentei reclamar com o fiscal da Viação Santa Maria, recordista em motoristas que te deixam no ponto depois de esperar muito.

Certa vez eu aguardava atrasado o 808, que demora bastante, assim que entrou na rua eu fiz sinal com um certo sorriso, que ficou logo amarelado.

O motorista não satisfeito de me deixar lá com o braço esticado, e me ver correr para o outro lado da avenida numa tentativa desesperada de chegar menos atrasado ao meu destino, me ignorou novamente  e seguiu tranquilo.

Voltei pra casa pra buscar o carro e tive que ser muito espriritualizado para não fazer merda quando passei por ele.

Reclamar com o fiscal também não adianta nada, nem muito menos tente procurar pelo site da Viação, perda de tempo certa e testada.


Filtro de ar imundo.

Pagando meus pecados No ônibus de hoje, meu celular tava sem bateria comecei a prestar atenção no estado do veículo.

Uma portinha batia de um lado para o outro, exibindo um filtro de ar que nunca deve ter sido trocado, imundo com sinais de ácaros felizes de lhe encontrar.

Tampa aberta com filtro exposto.
Ao olhar para o lado, notei que todas as paredes do veículo estavam muito, muito sujas.

Para não chegar com aquela linda marca de poeira na camisa, ou você tenta se equilibrar no meio  do carro ou passa a andar com roupas de cor escura.

Sujeira em todas as paredes do veículo.

No canto onde eu tava sentado, outra portinhola aberta. Essa em questão mostrava alguns fios e suas emendas com fita isolante, super seguro!

Fios aparecendo.

Na estrutura onde fica a cadeira de prioridade, faltam parafusos.

Tudo balança e deixa a impressão de que se a pessoa for um pouco mais pesada, terá mais necessidades especiais ainda.

Cadê os parafusos?

O usuário por sua vez, não tem a educação de guardar seu lixo para a próxima lixeira (já notaram que tem várias nos postes da cidade) e acha que qualquer buraquinho é lugar para aquele papel de bala a ser devidamente desovado.

Jogar na lixeira, pra que?
Não posso dar certeza, mas pelo estado aparente do elevador, tenho a impressão de que não funciona.

Nunca vi sendo usado, vejo a maioria assim, com os compartimentos abertos, batendo de um lado para o outro e fazendo barulho.

Será que funciona?
Não é uma boa experiência andar de ônibus no Rio.  Pior ainda é que estamos falando de um ônibus que é integração do BRT, sim, esse é o motivo do título do post.  Este veículo era pra ser novo, pra estar em ótimo estado.  

Estamos falando de uma linha que foi criada para a Copa do Mundo Brasil 2014 (que está acontecendo) e parece que foi criado para a ECO 92 (essa funcionou!) devido o estado.

Assim estamos nós, diante do caos da cidade quando deveria estar tudo nos conformes (mesmo que fosse pra dar uma imagem legal pros gringos) tudo funcionando.

Aqui no Brasil, e principalmente no Rio de Janeiro as coisas são dessa forma:  Padrão FIFA, só que não.

Infelizmente.

Nenhum comentário: